ENDOSSAMENTO NA PUBLICIDADE, CONFORME OS ESTUDOS DE TELLIS (2004)

 TIPOS DE ENDOSSAMENTOS

Os endossamentos são de três tipos: especialistas, celebridades e endossantes leigos. Para cada um deles o autor do texto traz uma definição.

O especialista: são os indivíduos ou organizações que são especialista em determinada área da publicidade, como por exemplo: Venus Williams que é especialista em raquete de tênis e Peter Norton para o programa Internet Security da Symantec.

Celebridades:  são pessoas que é conhecida mundialmente pelas pessoas. A título exemplo Britney Spears e Bill Gates.

Apoios leigos: são pessoas desconhecidas que são usadas como porta-voz de anuncia, como exemplo o autor do texto cita Betty Crocker, da General Mills.

POR QUE OS ENDOSSOS FUNCIONAM

Os endossos funcionam, pois podem levar credibilidade e convencimento de uma boa parcela da população, levando-os assim ao consumo do produto oferecido, conforme afirma Telles (2004) “pesquisadores propuseram pelo menos três teorias para explicar o papel dos endossantes no processo de comunicação: teoria da credibilidade da fonte, teoria da atratividade da fonte, teoria da transferência de significado.

Ø  Teoria da credibilidade da fonte

A teoria da credibilidade da fonte, de acordo com Telles (2004), foi desenvolvida pelo pesquisador Carl Hovland, que estabeleceu que essa teoria estabelece que a aceitação de uma mensagem depende das qualidades da fonte. A teoria da credibilidade da fonte será balizada pelos critérios da Perícia, na qual a fonte faz afirmações verdadeiras, Telles (2004), diz que vários estudos mostraram que um público aceitará as alegações de uma fonte que considera mais conhecedora do que ela mesma sobre o assunto, a Confiabilidade é a disposição que fonte tem para fazer afirmações verdadeiras, é provável que uma fonte faça uma afirmação honesta e verdadeira se ela não tiver interesse no resultado ou não estiver sob algum tipo de pressão para distorcer essas evidências e a internalização, que ocorre quando os receptores então integram essa mensagem com suas crenças por considera a fonte aceitavam a credibilidade e a perícia da fonte. 

Ø  Teoria da atratividade da fonte

Essa teoria estabelece que a aceitação da mensagem necessita da atratividade da fonte, que depende de três fatores centrais: familiaridade, simpatia e similaridade. Familiaridade é o conhecimento do público sobre a fonte através da exposição, simpatia é a afeição pela aparência física e comportamento da fonte, e similaridade é a semelhança entre fonte e receptor. A atratividade por sua vez afeta a aceitação da mensagem quando ocorrer a identificação e condicionamento por parte dos interlocutores

A identificação é quando o receptor da mensagem começa a se identificar com a fonte devido à atratividade desta. Ao fazê-lo, o receptor está disposto a aceitar as opiniões, crenças, atitudes ou comportamento da fonte. Por sua vez o condicionamento é um processo pelo qual o afeto ou resposta a uma fonte particular é transferido para um alvo pela associação regular dos dois estímulos, quando este endossante é repetidamente associado à marca, supõe-se que a atratividade do primeiro seja repassada para a marca

Ø  Teoria da transferência de significado

Telles (2004), diz que McCracken propõe a transferência de significado como uma teoria mais rica e completa do processo de endosso. A teoria da transferência de significado ocorre quando uma celebridade codifica um conjunto único de significados, que se bem utilizados podem ser transferidos para o produto endossado. Esta transferência segundo Telles (2004), ocorre em três etapas: significados de codificação, transferência de significado e captura de significado.

Os significados de codificação funcionam quando as celebridades codificam um conjunto de significados em sua imagem pelos tipos de pessoas que são, pelos papéis que desempenharam e pelas histórias que se desenvolveram em torno delas. A transferência de significado funciona quando existe o hábil endosso da celebridade ao produto em um anúncio transferindo por sua vez esses significados para o produto. E a captura de significado ocorrer quando os consumidores compram esse produto endossado com o objetivo de capturar alguns dos significados desejáveis com os quais essas celebridades imbuíram ao produto. A teoria da transferência de significado defende que os consumidores compram esses produtos não apenas por seu valor funcional, mas também por seu valor cultural e simbólico.

QUANDO USAR ENDOSSANTES

De acordo com Telles (2004) a funcionalidade dos endossos na publicidade tem como base três teorias: a credibilidade da fonte, atratividade da fonte e transferência de significado, através dessas teorias que os endossos são organizados. Entretanto, o que sustenta essas teorias são as probabilidades persuasivas que os endossantes pretendem atingir, sendo assim, “quando os anunciantes devem usar cada tipo de endossante? Que meio de comunicação o endossante deve usar?” essas questões são cruciais para a elaboração de uma propaganda eficaz e que repasse ao público-alvo a devida credibilidade do produto que está sendo vendido, sobretudo, valorização à marca.

Condições de Público

            Nessa concepção “essa rota é eficaz quando o público não está motivado ou nãoconsegue processar uma mensagem.” nesse caso, o endossante deve levar em consideração argumentos muito convincentes para chamar a atenção do público que já possui conhecimento acerca do produto, por exemplo, um programador ao pesquisar as funções de um computador possui especialidade na área de informática, diante disso, o endossante deve possuir alta habilidade para argumentar sobre o produto. Em contrapartida, pode acontecer de o consumidor ser um amador na área e o endossante, sem muito esforço, poderá responder de forma positiva na compra do produto.

Custo – eficácia

            Nesse aspecto  o uso de celebridades agregam valor para endossar a marca, no entanto, às vezes as celebridades podem não contribuir de forma positiva ao produto, por exemplo, quando “a maioria das celebridades endossa várias marcas, não fica muito tempo com um contrato e compete com muitas outras por atenção na mesma categoria do produto”, além disso, as empresas precisam pagar um valor bem alto para conseguir apoio da celebridade, em vista disso, uma opção mais econômica para as mascas seria o uso de endossante leigo, à medida em que, economiza dinheiro e não correrá o risco de perder credibilidade para outras marcas competidoras.

Modos de comunicação

            Esse é um ponto bastante importante no processo de endossamento e dependem dos modos e estilos de endossos que podem ser divididos em: explícito “eu endosso este produto”  em casos que utilizam especialistas, isto é, autoridades  no assunto para dar maior credibilidade à marca; implícito “eu uso este produto”, quando utilizam os endossantes leigos por não possuírem a credibilidade no assunto desempenhando apenas o papel de testemunhos na aprovação do produto; porém, devem seguir alguns critérios como “identificar em termos de demografia, estilo de vida e contexto” para dar seriedade e identidade do público-alvo para com a marca, .imperativo; quando  “você usa este produto” com a ideia de ao adquirir o produto o consumidor alcançará os benefícios desejados, e o passivo, “mera aparência com o produto” é o caso das celebridades que utilizam “de forma sutil a persuasão envolvida” por meio da teoria de transferência de significados que associa os estereótipos das celebridades a fim de atribuir valor à marca.

IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS

A teoria dos endossos tem várias implicações estratégicas para os profissionais de hoje: as percepções e segmentação dos consumidores e o uso excessivo, triagem e gerenciamento de endossantes.

Escolha dos endossantes

Na escolha dos endossantes deve ser levado em consideração como eles são percebidos pelo público-alvo. Os endossantes devem trazer para a marca juntamente com sua imagem confiança e credibilidade.

Uso discreto de celebridades

As celebridades escolhidas como endossantes para os anúncios publicitários das marcas e empresas devem ser expostas de forma discreta, devem os endossantes serem constituído ao longo do ano por uma ou duas celebridades a fim de transmitir ao consumidor uma relação de fidelidade entre o endossante e a marca. E não é bom para as marcas que um mesmo endossante ao longo do ano esteja estampando campanhas em diversas marcas, pois não gera fidelidade.

Triagem para endossadores

Os endossantes que estampam campanhas publicitárias devem ter uma vida pessoal condizente com o propósito da marca, não devem estar envolvidos em polêmicas, pois os aspectos ruins ligado ao endossante podem ser repassados para a marca pelo fato da mesma ter se associado a celebridade em questão. Endossantes envolvidos em polêmicas ou assuntos mal vistos pelo publico não promovem as marcas, pelo contrário, denigrem.

Gestão de endossadores

As marcas devem possuir o cuidado de que os endossadores utilizem em sua vida real os produtos que eles promovem, não é de bom tom que o endossante faça a propaganda de um determinado produto e seja visto usando produtos que ofereçam os mesmos benefícios, porém sendo de outras marcas.

Evitar estereótipos

Os estereótipos de gênero e de idade devem ser evitados, as marcas devem possuir o cuidado de não promover o duelo de classes, ou gêneros, devem abordar todas as esferas da sociedade, focar em seu público alvo, mas sem ofender os demais públicos a fim de fazer o produto e/ou a empresa ser bem vista e aceita por todos.

 

Referência

 

TELLIS, G.J.Effective advertising: understanding when, how, and why advertising works. California: Sage publications 2004.

 

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