ATOS RETÓRICOS NA PROPAGANDA AMERICANA: FAST FOOD AND CHILDREN SEGUNDO OS ESTUDOS DE TELLIS (2004)



 

            As propagandas têm o objetivo de persuadir o público por meio de estratégias semióticas promovendo reflexões ideológicas mediante a mensagem que deseja passar e/ou provocar no telespectador. A propaganda em questão, trata-se de um vídeo publicado em 2011 intitulado “Fast food and childreen” veiculado pela plataforma Youtube. O vídeo teve uma recepção influente na época por ser considerado “impactante”. Veremos que atualmente esse vídeo permanece levantando questões atuais acerca da prática de alimentação inadequada e, portanto, é provocativo quanto à mensagem repassada.

            De acordo com os estudos de Tellis (2004), a propaganda possui três categorias elementares: Ethos (credibilidade), Phatos (emoção) e Logos (argumentação), esses três aspectos são considerados apelativos na produção e recepção da mensagem que a propaganda pretende alcançar. No vídeo, temos dois endossantes leigos – figurantes que não são conhecidos nacional ou internacionalmente a fim de atribuir significado a uma marca, por exemplo, as celebridades – visto que, o foco da mensagem não necessita de uma celebridade para transferir significado e credibilidade ao produto, além disso, a utilização de endossantes leigos no vídeo de fast food aproximam-se do real, promovendo uma comparação do conteúdo veiculado com as práticas sociais cotidianas. Assim, na exibição, temos a figura da mãe e de uma criança que, aparentemente, está na fase da primeira infância, ou seja, cerca de cinco anos de idade.  

            A cena descreve a entrada da mãe em uma sala escura enquanto a criança encontra-se sozinha realizando uma pintura em um caderno. A mãe senta-se à mesa e começa a retirar alguns objetos de dentro de uma embalagem de fast food, tais como, seringa, colher, e uma substância ilícita, enquanto a criança continua a pintar. Após retirar esses objetos da embalagem, a mãe inicia a preparação da substância utilizando uma colher e um isqueiro para obter um líquido no qual ela injeta em uma seringa. Feito isso, a mãe põe um elástico de cor preta amarrando-o no braço da criança a fim prepará-lo para injetar o líquido no corpo do menino, após isso, o garoto começa a alimentar-se com um hambúrguer oferecido como lanche/refeição pela mãe. A propaganda finaliza-se com as seguintes questões: Você não injetaria lixo nos seus filhos? Então, por que você está dando isso para eles? Com destaque para o problema da obesidade infantil: Obesidade infantil, quebre o hábito! Observemos o vídeo:

Vídeo: Fast food and children



 Fonte: (28) Fast food and Children [Powerful] Advertisement - YouTube

            Segundo Telles (2004) a propaganda analisada promove algumas estratégias argumentativas citadas anteriormente, como por exemplo, o Phatos, ou seja, a emoção que é apresentada de modo explícito, traz o estímulo emocional por meio de uma melodia dramática de suspense, somada ao ambiente escuro, frio, sem cores e com personagens que se assemelham à realidade dos fatos através de endossantes leigos, sobretudo, ressalta o comportamento impróprio da  mãe diante do filho, assim, “a persuasão ocorre principalmente através da excitação da emoção, em vez da força do argumento” (TELLES, 2004, p. 165). Partindo disso, podemos observar a transmissão de significados da propaganda, ou seja, como o Ethos da mãe é encarado como uma crítica pelo seu papel social mediante o descuido com a alimentação calórica e prejudicial à saúde de seu filho, sobretudo, tecendo críticas aos pais pela má alimentação de crianças americanas, uma vez que, os pais são os principais responsáveis pela educação integral dos filhos. Dito isso, ainda enfatiza a crítica com os questionamentos que aparecem ao final do vídeo, o qual são explicitamente direcionados aos responsáveis pela alimentação saudável das crianças, de modo a conscientizar o papel dos pais nessa campanha.

            O Ethos é exposto e encarado como “problemática”, parte da figura maternal, uma vez que, a mãe comete o erro em oferecer drogas no sentido literal, sendo os efeitos da droga ilícita comparada aos efeitos dos alimentos ultra processados como lanches oferecidos facilmente pelos fast foods, ao próprio filho. Em vista disso, o Logos (argumentação) colocado em questão na propaganda, diz respeito à reflexão e conscientização dos pais enquanto responsáveis pelo cuidado com os filhos, sendo a alimentação um dos principais requisitos para o desenvolvimento saudável das crianças. Portanto, a mensagem repassada pelo vídeo requer do internauta um posicionamento reflexivo e educativo direcionado aos pais, provocando a emoção como a tristeza e o sentimento de revolta, quando a mãe oferece a uma criança indefesa, drogas para o seu organismo.

REFERÊNCIA

Tellis, G.J.  Effective advertising: understanding when, how, and why advertising works. California: Sage publications, 2004.


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