PUBLICIDADE: PERSUASÃO E INTERTEXTUALIDADE, SEGUNDO TELLIS E BAZERMAN EM UM TEXTO AUDIOVISUAL
A etimologia do termo persuasão
tem origem no latim persuadere que constitui o ato de persuadir e
convencer, que por sua vez, possui relação com a definição dicionarizada
do termo o qual “envolve o uso de informações e argumentos”. Por outro
lado, na visão de Tellis (2004), a persuasão na publicidade é constituída através
de rotas, à medida em que, a persuasão é considerada ampla e depende do
tipo de conteúdo que ocorre. Assim, “em nossa definição de persuasão inclui a
mudança que é provocada pela razão ou por outros meios mais sutis que
não envolvem nenhum raciocínio” (TELLIS, 2004, p. 126). Dito isso, Tellis
argumenta que essas rotas incluem três premissas básicas e centrais próprias de
anúncio: Ethos (endossantes), Phatos (emoção) e Logos (argumento),
estas categorias são elementos presentes no gênero publicitário.
Diante disso, a partir do nosso corpus de pesquisa audiovisual, iremos
compreender a manifestação desses três aspectos nas análises de textos
multimodais.
Dentre os estudos que abrangem a multimodalidade, Gomes e Silva (2018) definem que os textos multimodais “consistem no uso de dois ou mais sistemas semióticos na troca de informação e está presente tanto em textos predominantemente escritos, quanto em textos visuais, sonoros ou cinemáticos” (GOMES; SILVA, 2018, p. 57), dessa forma, integram meios semióticos responsáveis pela produção de significados, sobretudo, constituem-se pela intenção argumentativa que o produtor do texto pretende alcançar. Para Kress e Van Leeuwen (2001) citado por Gomes e Silva (2018, p. 58) “os significados dos textos estão subordinados às escolhas na organização dos elementos multimodais que os constituem” configurando os processos argumentativos do texto, tais como: designer, produção e distribuição, de modo que esses aspectos são construídos propositalmente de acordo com o suporte e o gênero em ação. Ainda segundo Gomes e Silva, “ao invés de considerar os outros modos semióticos como paralinguísticos, que estão fora do escopo da linguística, é preciso adotar um olhar sistematizado sobre as estratégias de organização, produção e recepção de textos em um viés multimodal” (2018, p.59). Nesse sentido, de acordo com os autores, o produtor-leitor deve construir/analisar textos multimodais conscientes das categorias de produção e recepção inerentes à produção textual, compreendendo que não podemos limitar-se em uma análise monomodal.
Além dos aspectos multimodais inerentes a todo texto, no que diz
respeito à intertextualidade Bazerman (2021) afirma que o leitor/produtor para
se tornar proficiente deve buscar compreender como os textos funcionam a partir
do fenômeno da intertextualidade. Dito isso, é preciso considerar que a interpretação
de textos leva o leitor a investigar a produção de sentidos por meio da relação
discursiva com outros textos, nesse sentido, “o oceano de palavras está sempre
à volta de todos os textos” (BAZERMAN, 2021. p.136), no entanto, o que
determinará os efeitos de sentidos em um texto será o posicionamento discursivo
assumido pelo produtor textual. Assim, à medida em que a escola e o aluno
reconhecem a importância da análise intertextual na construção de sentidos, o
ensino da produção e interpretação de textos multisemióticos se tornarão conscientes
e eficientes em suas práticas interacionais. Para melhor compreender a
importância da análise intertextual, passaremos para a descrição do videoclipe,
sobretudo, para o corpus desta pesquisa; a propaganda publicitária da SKY.
No
videoclipe estrelado pelo rei do pop Michael Jackson em 1983, o astro lançou um
dos seus maiores sucesso, a música Thriller. O clipe retrata tema e
ambiente de terror, típico dos filmes de sucessos nos anos 80 que levavam
milhares de pessoas às salas de cinema de todo o mundo. No enredo do vídeo, o
casal de protagonistas Michael e Ola Ray estão a passear de carro por uma rua
quando de repente Michael afirma que a gasolina do carro acabou, mas a garota
não acredita que isto seja verdade e, diante disso, os dois saem a caminhar pela
rua escura e sombria de volta para casa, ao perceber que Michael estava falando
a verdade, a garota pede desculpas e, então, Michael declara-se para sua amada,
entregando-a um anel de compromisso.
No entanto, Michael surpreende a namorada
quando tenta explicar-lhe que é diferente dos outros rapazes e, no momento em
que aparece a lua cheia, o protagonista começa a transformar-se em lobisomem, a
partir disso, a moça fica muito assustada e começa a fugir daquela situação,
assim, no clímax do enredo Michael persegue sua namorada pela floresta gerando
tensão, até que, descobrimos que na verdade o casal estava assistindo um filme de
ação com lobisomens no cinema, onde todos os expectadores ficam aterrorizados
com as cenas do filme, inclusive sua namorada que pede para ir embora e ele se
recusa por estar gostando do filme, mas sua namorada vai embora e o deixa só, em
seguida, ele vai atrás dela dando continuidade à prévia do clipe.
Assim
que Michael encontra sua namorada em frente ao cinema, inicia-se a música
icônica do rei do pop, Thriller. Em seguida, vemos o casal em uma rua deserta e
escura onde Michael canta e dança a trilha sonora do clipe, no entanto, a cena
que acontecia até então, era descontraída, por ser uma tentativa de desculpas
do protagonista para com a namorada. Porém, no decorrer das cenas, o casal
passa por um cemitério onde começam a surgir zumbis das catacumbas e dos
esgotos da cidade, assim, lentamente surge uma horda de zumbis assustadores que
cercam os dois e os encurralam em um circo, nesse instante, a câmera corta para
a atriz que está aterrorizada e Michael aparece
como um dos zumbis, iniciando uma das melhores coreografias já criadas pelo
astro pop, o qual dança a e canta o refrão da sua música que obteve sucesso
histórico e internacional.
Ao
entrar em sua casa, a namorada de Michael segue, ilusoriamente, sendo
perseguida pelos zumbis que invadem sua casa através das janelas, portas e pelo
chão, configurando uma cena de filme de terror clássica dos anos 80. Como Já
foi dito, um dos zumbis é o próprio Michael que, em uma atitude violenta,
quebra a porta do quarto em busca de sua namorada aproximando-se dela, até
tocar em seu pescoço, após isso, Michael volta a ser “normal” e a sensação de
medo na expressão facial da garota, aos poucos, desaparece, enquanto os dois saem
abraçados. Em seguida, a câmera corta para um novo cenário, o qual ocorre a
coreografia de Michael com os zumbis, finalizando o videoclipe. Diante dessas
descrições, observemos a ação que se desenvolve nos vídeos:
Quanto
à propaganda da SKY, lançada em 2013, tem como título Mansão Sky e
passa-se com a chegada de um entregador de equipamentos do aparelho Sky e ao
chegar à mansão, bate à porta e entra para fazer a entrega do produto. Na
chegada, ouvimos o uivo de um lobo e de morcegos ao som da música Thriller
de Michael Jackson. Ao adentrar, o entregador é recebido por seres
sobrenaturais como zumbis, fantasmas, com o quadro de uma mulher que o olha
como se estivesse viva, e um boneco em forma de esqueleto que o rodeiam e o encurralam
em uma parede tentando atacá-lo, nesse momento tenso, surge uma vampira, a
modelo Gisele Bundchen, vestida com traje característico de uma vampira e
aproxima-se do entregador como se quisesse morder o seu pescoço, mas sussurra
em seu ouvindo agradecendo-o pela entrega do produto. Após a entrega do equipamento, o
entregador desaparece através de uma estante de livros giratória à medida em
que surge a frase: “Terror é não ter Sky”, de modo a anunciar ao
telespectador a propaganda do produto.
Por fim, os zumbis e a vampira, interpretada por Gisele Bundchen, sentam-se no sofá da sala para assistirem aos canais adquiridos e promovidos pela Sky, com isso, a modelo afirma: "Ainda bem que a a gente tem SKY, que essa casa estava meio morta, né?! Assim, os outros personagens zumbis entendem a piada da vampira e riem juntos. Após essa afirmação, a atriz reaparece com outro traje, aparentemente comum de um telespectador, e reafirma a credibilidade do produto com a frase: “Sky, você na frente sempre”. A partir dessas considerações, iremos analisar os vídeos apresentados com base na abordagem de Bazerman (2021) e Tellis (2004). Em razão de uma melhor exposição dos critérios de análise, propomos dois quadros analíticos. Observe:
INTERTEXTUALIDADE
NA VISÃO DE BAZERMAN (2021) |
|
1. 1. CITAÇÃO DIRETA |
Ambos os vídeos possuem a mesma
trilha sonora; a música Thriller de Michael Jackson, além de
personagens como os zumbis e um ambiente sombrio, como a mansão, em uma noite
escura com ar de suspense e terror. |
2. 2.CITAÇÃO INDIRETA |
O clima tenso, com ambiente
desordenado, repleto de acontecimentos sobrenaturais em ambos os vídeos, bem
como os dois protagonistas; a mulher no videoclipe e o entregador na
propaganda, são perseguidos por monstros. |
3. 3.MENÇÃO A UMA PESSOA, A UM DOCUMENTO
OU A DECLARAÇÕES |
O fato de apresentarem um cenário
de filme de terror com iluminação sombria, à meia-noite, com cenas
assustadoras e causando medo em personagens indefesos. |
4. 4. COMENTÁRIO OU AVALIAÇÃO ACERCA DE
UMA DECLARAÇÃO OU VOZ EVOCADA |
A frase cômica da modelo ao
referir-se à compra do produto: “Ainda bem que agora a gente tem SKY, que essa casa estava meio
morta, né?!
Refere-se à evidencia de que os zumbis são conhecidos como seres mortos-vivos
e, após possuírem os canais da Sky, a casa passaria a ter um ambiente mais
vivo, isto é, mais alegre, vivo. |
5. 5. USO DE ESTILOS RECONHECÍVEIS E
TERMINOLOGIAS ASSOCIADAS A GRUPOS ESPECÍFICOS |
Tanto os aspectos visuais como as
roupas dos zumbis, a cor do ambiente, quanto os aspectos sonoros através da
melodia de suspense, o ruído dos animais como o lobo, os morcegos, gritos, a
ação de aparentemente morder o pescoço do entregador; o momento em que
Michael tenta beijar a moça quando ainda estava exibido como um zumbi,
revelam características do gênero filme de terror. |
6. 6. USO DE LINGUAGEM E FORMAS
LINGUÍSTICAS ESPECÍFICAS DE UM GRUPO OU TIPOS DE DOCUMENTOS |
A última frase do comercial: “Sky,
você na frente sempre”, reforça a marca linguística e persuasiva
registrada pelo anúncio televisivo como elemento característico e de
reconhecimento da marca. |
PERSUASÃO
NA ABORDAGEM DE TELLIS (2004) |
|
ARGUMENTO
(LOGOS) |
|
COMPARATIVO |
A expressão: “Terror não é ter
Sky” compara o terror ao fato de não possuir Sky tornando-se entediante. |
REFUTACIONAL |
A relação do ambiente da casa semelhante
ao filme de terror é posta em contradição após a repentina mudança de humor
dos endossantes depois de adquirirem os serviços da Sky. |
INOCULATIVO |
Não identificado. |
SUPORTE |
A afirmação: “Sky, você na
frente sempre” é uma pertinência de carácter prático e positivo quanto ao
reconhecimento da marca sem a utilização de termos comparativos com as
demais. |
ENQUADRAMENTO |
Não identificado. |
EMOÇÃO
(PHATOS) |
|
MODOS |
Explícito: o modo de
persuadir despertado pelo terror das cenas. Implícito: o suspense
causado pelos sons macabros e as ações de terror contra o entregador. Associativo: A trilha
sonora e as ações praticadas pelos personagens sobrenaturais possibilitam uma
associação com os filmes de terror, no caso da propaganda, esse seria um dos
gêneros fílmicos, dentre outros, disponibilizados nos canais da Sky para o
telespectador. |
MÉTODOS
DE DESPERTAR A EMOÇÃO |
Drama: Por meio dos personagens fictícios como os
monstros, o uivo do lobo, corvos, zumbis, casa escura e a aparente mordida no
pescoço do entregador (que recebe um beijo no rosto) bem como através da
música Thriller. História: Ocorre em torno
do entregador que realiza a entrega do produto Sky em uma residência repleta
de seres e acontecimentos extraordinários, causando-lhes a sensação de medo. Demonstração: Podemos observar a demonstração por meio da captura das seguintes imagens: |
EFEITOS |
Humor: Ocorre com a quebra de expectativa de uma
possível mordida no pescoço do entregador por um beijo no rosto acompanhado por
agradecimento pela entrega do equipamento SKY. Além disso, ao final da
propaganda a vampira afirma: “Ainda bem que agora a gente tem SKY, que
essa casa estava meio morta, né?!” rompendo com o clima tenso da casa
provocada pelas ações assustadoras dos monstros Música: A música Thriller de Michael
Jackson a fim de combinar com o enredo e ambiente escuro da casa despertando
emoções e efeitos de suspense. Irritação: Na ocasião em
que os fantasmas e os zumbis cercam o entregador colocando-o contra a parede
e no momento em que a vampira aproxima-se de forma tensa, como se quisesse
mordê-lo, no entanto, beija-o no rosto. Cordialidade: Envolve o
momento em que os monstros deixam o entregador ir embora sem atacá-lo
fisicamente. |
ENDOSSAR
(ETHOS) |
|
PERITOS/ESPECIALISTAS |
A propaganda da SKY possibilita
que o público compreenda a eficácia e a qualidade que o cliente poderá ter ao
realizar a compra dos canais e, assim, confiar na credibilidade da marca e
dos serviços de entrega/instalação do equipamento na residência da vampira,
bem como na casa do cliente que desejará obter a TV por assinatura. |
CELEBRIDADE |
A famosa modelo internacional
Gisele Bunchen que, por ser muito conhecida pelo público, seu nome não é
citado durante a propaganda. |
LEIGOS |
Sãos os personagens desconhecidos que
interpretam os zumbis e o entregador que servem como porta-vozes do anúncio. |
TEORIAS
DE ENDOSSAMENTO (ETHOS) |
|
ATRATIVIDADE DA FONTE |
Corresponde à aceitação do público
mediante a mensagem repassada pela propaganda. Observe a partir dos
comentários dos internautas: |
CREDIBILIDADE |
A credibilidade da fonte diz
respeito a modelo Gisele Bunchen que contribuiu para a confiabilidade na propaganda
dos canais. Observe a receptividade da propaganda através de um dos
comentários relacionados à celebridade: |
TRANSFERÊNCIA DE SIGNIFICADO |
A celebridade Gisele Bunchen
transferiu positivamente sua credibilidade para a propaganda da SKY, como
pudemos observar através de alguns comentários do público internauta. |
Por
fim, as análises apresentadas foram realizadas com base na perspectiva central
de Bazerman (2021) e Tellis (2004) e demais autores como Gomes e Silva (2018) que tratam das concepções teóricas dos textos multimodais, partindo da análise de um texto-fonte, o videoclipe Thriller de Michael
Jackson para compreendermos como os elementos multisemióticos e persuasivos se relacionam
e produzem efeitos de sentidos na produção e interpretação da propaganda da SKY.
Portanto, a construção de sentidos acerca da publicidade faz referências intertextual
com o videoclipe da música de Michael com um objetivo de convencer o internauta
a comprar os canais por assinatura a partir da credibilidade endossada pela
celebridade Gisele Bundchen.
REFERÊNCIAS
BAZERMAN, Charles. Gênero,
agência e escrita; Angela Paiva Dionísio e Judith ChamblissHoffnagel(Org.).
Tradução e adaptação Judith ChamblissHoffnagel. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2021
[2006].
GOMES, Francisco Wellington Borges; SILVA, Ana Paula de Oliveira. Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 55-79, maio/ago. 2018.
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