A PERSUASÃO EM PROPAGANDA DA CERVEJA HEINEKEN NA ABORDAGEM DE LIM-FEI E TAN
O ensino do Letramento visual é
ainda um desafio e uma tarefa que deve ser considerada importante e constante
em análises de textos no campo da multimodalidade, visto que, os textos
multimodais estão presentes de forma corriqueira no cotidiano da sociedade
atual. Com isso, os alunos estão imersos frequentemente no ambiente midiático,
um fato que contribui para com o contato com diversos textos multissemióticos,
principalmente, imagéticos, recurso este muito utilizado em propagandas, por
exemplo. Dessa maneira, no artigo “Pesquisa translacional multimodal: ensinando
textos visuais” dos autores Lim-Fei e Tan 92017) afirmam que “a tecnologia
acentuou a natureza multimodal do texto, facilitando a produção e o consumo de
textos visuais” (LIM-FEI, 2017, p.3). Assim, cresce constantemente as
interações sociais por meio das mídias.
Nesse
sentido, os textos multissemióticos “são o resultado dos recursos semióticos
coletivos co-empregados dentro de um mesmo texto” (LIM-FEI; TAN, 2017, p. 5), partindo
dessa compreensão, de acordo com os autores, é preciso ensinar os alunos a interpretar
imagens e relacioná-las interdiscursivamente de modo crítico com os recursos
semióticos dos quais dispõem no texto. Na perspectiva de Lim-Fei e Tan, o
problema do ensino de textos visuais, muitas vezes, é que não são abordados de
forma teoricamente adequada, soma-se a isso, a falta de recursos teórico-metodológicos
apropriados que possa disponibilizar estratégias eficazes desse ensino, pois,
propor uma abordagem apenas explícita do texto não atinge os aspectos
intertextuais que levam à leitura crítica e, consequentemente, ao
posicionamento reflexivo dos alunos.
Em
vista disso, Lim-Fei e Tan (2017) destacam que os professores precisam obter
conhecimento teórico na abordagem de textos visuais e, a partir disso,
desenvolver a alfabetização multimodal através do ensino de habilidades metodológicas,
ao propor a leitura de imagens. Dito isso, Lim-Fei e Tan (2017) tratam da
importância de analisar a persuasão como elemento marcante na produção
do gênero propaganda, o qual iremos analisar mais adiante. Assim, os
autores propõem três estratégias de ensino na leitura de imagens, a
partir do modelo “Sistêmico da visão crítica”, esse modelo consiste na
abordagem de três níveis: o (1) – envolvendo-se com o texto; (2) – compreensão
do texto e (3) – questionando o texto” (LIM-FEI; TAN, 2017, p. 20).
Metodologicamente, no primeiro contato com o
texto, o estudante terá sua “impressão imediata”, nesse momento, o professor
deve estimular o emocional dos alunos mediante a primeira impressão; no segundo
momento, ocorrerá a intervenção “sistêmica da visão crítica”, na qual essa
proposta “descreve uma linguagem específica para descrever textos multimodais através
da explicação das escolhas do sistema, que realizam metafunções
ideacionais, interpessoais e textuais”, no terceiro nível, “os telespectadores avaliam a eficácia dos
diferentes recursos semióticos empregados para cumprir certos propósitos”
observando o “conteúdo, designer e coesão” no texto visual (LIM-FEI;
TAN, 2017, 45). Através desses níveis de abordagem, o aluno terá um
direcionamento a seguir quando se deparar com a leitura de um texto multimodal,
aprimorando técnicas de análise e, para além disso, desenvolverá um
posicionamento crítico diante do texto.
Nesse
sentido, conforme o que Bamford (2001) propõe acerca do letramento visual:
Letramento visual é definido como a capacidade do aluno de "usar, interpretar, analisar e pensar criticamente sobre imagens visuais e o significado do que está vendo" (Bamford, 2001). É cada vez mais significativo na era digital - e também mais complexo (BAMFORD, 2001, apud COSTA, 2022).
Diante
disso, a abordagem do letramento visual consiste em compreender como as imagens
transmitem significados, isto é, como significam no texto, de que forma essas
imagens produzem sentido, e como estabelecem relações intertextuais
considerando o complexo sistema semiótico que são utilizados no texto
multimodal. Para tanto, corroborando com os autores Lim-Fei e Tan (2017) analisamos
as metafunções, que na perspectiva dos autores, propõem elementos
composicionais, tais como, “envolvimento, mensagem e forma”, mediante esses
critérios de análises, partiremos para a análise da propaganda da cerveja
Heineken com o objetivo de compreender a “mensagem” da propaganda.
Seguindo a mesma proposta de Lim-Fei e Tan
(2017) a mensagem tem como propósito transmitir conteúdo de
natureza “educacional, entretenimento ou econômico”, no que diz respeito
ao elemento apelativo, é entendido pelo “poder, razão e emoção” que
a mensagem transmitida possui, o representacional significa o literal
e inferêncial, além do contextual, que observa a produção e
recepção do texto. Nessa concepção, partindo desses critérios de análise, para
os autores:
“Os alunos aprendem que os textos visuais atendem aos interesses do produtor / organização: economia, educação e entretenimento. Os alunos também aprendem que alguns textos podem servir a mais de um propósito; por exemplo, o uso de entretenimento /humor em um texto visual destinado à educação aumenta o efeito positivo, tornando-o mais atraente e memorável” (LIM-FEI; TAN, 2017, p. 12).
Depois dessas considerações,
os autores argumentam que os textos multimodais podem apresentar diversos
propósitos ao analisamos as categorias que permeiam a mensagem, de modo a
identificar o propósito comunicativo que o produtor deseja enviar para o
público-alvo. Dessa forma, analisemos a primeira imagem de abertura da propaganda
da cerveja Heineken:
A
propaganda da Heineken lançada em 2014, tem o objetivo de atrair o público
masculino para a preferência do consumo da cerveja em questão, sabendo que é comum
os amigos se reunirem para assistirem à partida de futebol e torcerem juntos
para a vitória de seu time. A propaganda inicia-se com a pergunta: “quer perder
a final da UEFA Champions League? Não veja este vídeo”, dirigida literalmente ao
telespectador masculino, ao propor uma solução para os homens assistirem à
final do campeonato europeu sem as possíveis perturbações de suas esposas,
durante a partida de futebol. Para isso, a propaganda articula que os homens
não precisarão “dispensar” suas esposas para assim assistirem à final do
campeonato tranquilamente, pois, no mesmo horário em que acontecerá a transmissão
do jogo, também ocorrerá a liquidação de sapatos femininos com 50% de desconto
nas lojas da Shoestock, em vista disso, a solução para os torcedores é “ela
pensar somente em sapatos, ao invés de onde você está”, finalizando a mensagem
com a frase “você feliz com seus amigos, sua mulher feliz com você”.
Ao
examinarmos a mensagem transmitida pela propaganda, propomos um quadro
de análise com base nos métodos de abordagem defendidos por Lim-Fei e Tan
(2017). Observemos:
PROPÓSITO |
|
EDUCACIONAL |
Aspecto não utilizado na
propaganda |
ENTRETENIMENTO |
Refere-se ao jogo de futebol que,
por sua vez, coloca o homem como o principal interessado em acompanhar à
final do campeonato. |
ECONÔMICO |
O elemento econômico é o principal
objetivo da propaganda, tendo em vista que, ocorre de modo proposital e
persuasivo como oportunidade para vender bem o produto. Em relação à
interdiscursividade presente entre as duas marcas apresentadas: a Heineken e
a marca de sapatos Shoestock, utilizando tanto a imagem de uma cerveja gelada
quanto a variedade de sapatos disponíveis na promoção da loja, mobilizam os
discursos entre os gostos masculino e femininos que abrem espaços para os
discursos polêmicos entre os internautas. |
APELATIVO |
|
ETHOS (PODER/AUTORIDADE |
O Ethos discursivo marcado
na propaganda, se refere à imagem, sobretudo, ao discurso do homem que gosta
de assistir o campeonato da Champions League relacionando-o à venda da cerveja
Heineken, demonstrando que essa marca de bebida alcoólica, é a melhor opção
durante o acompanhamento do jogo. O poder da cerveja pode ser
considerado pelo valor alto atribuído ao produto, bem como, pela informação
da venda de sapatos como apelação à atenção do telespectador. |
LOGOS (RAZÃO) |
O Logos que consiste na
lógica dos fatos apresentados, corrobora com a escolha proposital de uma
solução para os homens apreciarem tanto a final do campeonato, quanto a paz
por não serem perturbados por suas esposas no momento de descontração ao
assistirem a final do campeonato. |
REPRESENTACIONAL |
|
LITERAL |
Por significar exatamente a
mensagem indicada, isto é, "sem interpretação adicional", tendo em vista que, a propaganda utiliza o discurso direto para atingir públicos específicos, os homens e as mulheres. |
INFERÊNCIAL |
|
CONTEXTUAL |
|
PRODUÇÃO |
|
RECEPÇÃO |
|
REFERÊNCIAS
Lim-Fei, V. &
Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In
Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual
and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.
Gostei do seu trabalho!
ResponderExcluirMuito bom!
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